quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Formatura

Os alunos da pré escola participaram da formatura realizada pela escola. Os pais também vieram prestigiar


Comemoração de Natal

Os alunos da pré escola se divertiram com a visita do Papai Noel






segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto de Leitura

Todas as terças-feiras, os alunos do 5º ano A da professora Rose vão à sala de informática digitar e ilustrar as resenhas que produziram dos livros que leram.
Essas resenhas são impressas e expostas no mural que fica no pátio da escola.




segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Alunos de Educação Infantil participaram do Projeto Minicidade

O projeto tem como iniciativa preparar os pedestres de hoje, a serem motoristas conscientes de amanhã, alertando-os sobre as principais regras de trânsito. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes fez a aquisição de três minicidades do trânsito que são montadas nas escolas de Educação Infantil pelos monitores da Cultura para que os alunos possam aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Cada minicidade é composta por um solo de seis faixas, ligadas por velcro, facilitando a montagem e desmontagem dos objetos a qualquer momento. Acompanhado estão dois semáforos de plástico, com baterias e lâmpadas led, 15 placas de sinalização, impressas em PVC, três mini-árvores artificiais, um ônibus, três outdoors, três casas, quatro lixeiras com identificações para vidros, papeis, metais e plásticos, além de seis carrinhos e 12 bicicletas com rodinhas auxiliares e capacetes.





sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Projeto "Gincana Semana da Criança" criado pela monitora de informática Ana Paula Andreeta

O laboratório foi utilizado de uma maneira diferente, pois, se tratando da semana da criança, adequei o uso dos computadores de modo a oferecer atividades mais prazerosas. Para isso, elaborei o projeto “Gincana Semana da Criança” com o objetivo de promover uma integração entre alunos, professores, funcionários da escola e computadores. O projeto consistiu em um software que indicava uma tarefa por vez




para a equipe realizar fora da sala de informática








Retornavam para o laboratório com uma pergunta - entregue pelo funcionário - a ser respondida neste software





(essas questões foram elaboradas pelos professores).




Acertando a questão, uma nova tarefa era exibida até que, por fim, os alunos desvendassem o enigma da gincana.




Venceu a equipe que terminou as atividades em menor tempo. O diretor José Roberto premiou os vencedores.





A interação aconteceu de forma descontraída e todos gostaram muito do projeto que foi desenvolvido na segunda e terça-feira (10/10 e 11/10).

Atividades na Semana da Criança

Os professores se uniram para proporcionar aos alunos uma semana cheia de atividades diferenciadas, com muita brincadeira e diversão!!!




sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ETEC de Itanhaém abre inscrições para vestibulinho do 1º semestre de 2012

Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br


A Escola Técnica oferece ao todo 160 vagas divididas em quatro cursos,
que têm a duração de três semestres

Os interessados em ingressar no ensino técnico gratuito, poderão se inscrever até o dia 18 de outubro nos cursos oferecidos pela Escola Técnica Estadual (ETEC) de Itanhaém. As vagas são para o vestibulinho do 1º semestre de 2012. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibulinhoetec.com.br .

A Escola Técnica oferece 160 vagas divididas em quatro cursos, que têm duração de três semestres. Ainda serão disponibilizadas mais 80 vagas para aqueles que desejam cursar o Ensino Médio juntamente com o Técnico, sendo 40 vagas para Ensino Médio integrado com Administração e 40 vagas para Ensino Médio integrado com Informática para Internet.

No período vespertino, há 40 vagas para o curso de Informática para Internet. Já no período noturno, há 40 vagas para Administração, 40 para Hidrologia, e 40 para Secretariado.

Para ingressar no ensino técnico, é preciso estar cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído; ou cursando Educação de Jovens e Adultos (EJA), com no mínimo quatro certificados de eliminação de disciplina ou dois certificados de aprovação em áreas de estudo. Já para se inscrever no Ensino Médio, o aluno deverá ser concluinte do Ensino Fundamental ou estar cursando a 8º série ou 9º ano do Ensino Fundamental.

A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deverá ser paga na rede bancária. As provas acontecerão no dia 20 de novembro. Vale lembrar que a escola disponibiliza computadores com acesso à internet para efetivação das inscrições.

A ETEC de Itanhaém fica na Avenida José Batista Campos, 1.431, no Jardim Anchieta. Informações pelos telefones (13) 3427-1601 ou (13) 3426-4926.

Confira a descrição dos cursos oferecidos:

TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET (40 VAGAS – PERÍODO VESPERTINO)
Capacita profissionais para desenvolver programas de computador para a internet, seguindo as especificações da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos. O profissional desenvolve e realiza a manutenção de sites e portais na internet e na intranet.

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO (40 VAGAS – PERÍODO NOTURNO)
O técnico em administração é o profissional que executa funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque, além de operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material.

TÉCNICO EM HIDROLOGIA (40 VAGAS – PERÍODO NOTURNO)
Capacita profissionais para execução de levantamento, análise preliminar e compilação de dados de hidrometria e hidrometeorologia, levantamentos físico-hídricos e hidrogeológicos, bem como análise de laboratório na área de qualidade da água. Organiza e participa de campanhas de campo; instala e opera redes de coletas de dados; realiza, coordena e fiscaliza obras de drenagem urbana; acompanha projetos para requisição de licenciamento ambiental; elabora projetos de uso de recursos hídricos nas áreas urbana e rural.

TÉCNICO EM SECRETARIADO (40 VAGAS – PERÍODO NOTURNO)
Capacita profissionais para exercer tarefas relacionadas ao expediente geral do secretariado, para organizar a rotina diária e mensal da chefia/direção, controlar e arquivar documentos, preencher e conferir documentação de apoio à gestão organizacional, estabelecer os canais de comunicação da chefia/direção, entre outras tarefas.

Fonta: www.itanhaem.sp.gov.br

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pesquisadora da PUC-SP alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas

08/02/2011 11:18
Texto Elisângela Fernandes


Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica.

Nesta entrevista para NOVA ESCOLA, a especialista no uso de novas tecnologias em Educação, formação docente e gestão falou sobre os problemas na formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar.

N. E. O uso da TICs facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos?
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida: Sim, pois estamos falando de diferentes tecnologias digitais, portanto de novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. Esses estudantes já chegam com o pensamento estruturado pela forma de representação propiciada pelas novas tecnologias. Portanto, utilizá-las é se aproximar das gerações que hoje estão nos bancos das escolas.

Fonte e texto na íntegra: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-na-escola-618016.shtml#

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A importância da informática na educação


A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.

Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar, o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim constituir uma aprendizagem inovadora que leva o indivíduo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional.
O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziam em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. As dúvidas eram grandes em relação a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em princípio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Uma outra dúvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informática?

Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores e mais capacitadas para o mercado de trabalho.
http://aa-cienciasdacomputacao.wikidot.com/a-importancia-da-informatica-na-educacao

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Estão abertas as matrículas para escolinhas de futsal e judô

Itanhaém está com matrículas abertas para as escolinhas de futsal e judô. Os interessados em se integrar a estas modalidades devem procurar até o dia 30 de setembro, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, o Departamento de Esportes que fica no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.
Para que o cadastro seja efetuado, o responsável pela criança deverá portar a cópia do RG, duas fotos 3x4 e o comprovante de residência. Para fazer parte da equipe, o aluno terá que estar inserido na Rede de Ensino, e ter idade entre 7 a 17 anos.
As aulas serão dadas terças e quintas-feiras das 14 às 16 horas para o judô, e quartas e sextas-feiras das 8 às 11h30 ao futsal. Ambos os treinos acontecerão no Clube Náutico de Itanhaém.
Fonte: www.itanhaem.sp.gov.br

Semana da Educação 2011

Realizada pela Fundação Victor Civita desde 2006, a Semana da Educação é dirigida a professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. As palestras oferecidas têm por objetivo apresentar resultados de pesquisas recentes na área das didáticas especificas, buscando contribuir com a formação dos professores e a troca de experiências em sala de aula.

Os maiores e mais respeitados especialistas da Educação estarão reunidos para promover o debate em torno de temas como leitura, escrita, ensino de matemática e gestão escolar. Conheça a programação e os palestrantes da Semana da Educação 2011. Não perca tempo e garanta já a sua vaga!
Acesse: http://revistaescola.abril.com.br/semanadaeducacao/inscricoes.html

Teatro Shopping Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, 7º andar, São Paulo/SP

OpenDay DevBrasil Baixada - SP 2011

Horário: 17 setembro 2011 de 8:00 a 17:00
Local: UNISANTA - Santos
Rua: Rua Oswaldo Cruz, 266
Cidade: Santos - SP

Telefone: 11 - 7952-2811
Tipo de evento: lançamento, devbrasil, e, palestras
Organizado por: Dinart Azevedo


Descrição do evento

Promover a integração nacional entre os estudantes, profissionais, empresas e provedores de educação e de tecnologia, O “Open Day Baixada Santista 2011” será um evento em parceria com a Microsoft Brasil, DevBrasil, DA Computação Unisanta, UNISANTA e ETEC´s da Baixada Santista, que permitirá o desenvolvimento de palestras, workshop e network durante todo um dia, proporcionando aos participantes o acesso a informação atualizada e experiências vivenciados pelos membros da comunidade, que em sua trajetória somaram grandes conquistas, como projetos, livros e certificações internacionais.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
DIA 17/09/2011

08:00 às 09:00 - Credenciamento
Será 1kg de alimento não perecível.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

09:00 às 09:30 - Abertura - (DevBrasil)

09:30 às 10:30 - Cloud - (Microsoft)

10:30 às 11:30 - Gerenciando projetos de software usando Application Lifecycle Management (ALM) e TFS. (Ramon Durães, MVP)

11:30 às 12:30 - Conhecendo o Entity Framework 4.0 - (Carlos Mattos, MVP)

12:30 às 13:30 - Almoço por conta dos participantes

13:30 às 14:30 - Silverlight - (Rodrigo Vedovato)

14:30 às 15:30 - XNA - (Diogo Santos, MCP)

15:30 às 16:30 - WP7 - (Dennes Torres)

16:30 às 17:00 - Encerramento com brindes e perguntas finais.
[A ordem da grade poderá sofrer alterações.]



Maiores Informações:
11-7952-2811 (Dinart Azevedo)
13 - 9621-6099 (Bruno Moraes)
http://devbrasil.net/events/openday-devbrasil-baixada-sp-2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Matrículas para educação infantil da rede municipal estão abertas até o dia 16

No ato da inscrição, o responsável terá que apresentar original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência e carteira de vacinação

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes abre a partir desta segunda-feira (5) as matrículas para a Educação Infantil (creche e pré-escola), da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2012. As vagas serão preenchidas até o dia 16 setembro.

As matrículas valem para crianças de zero a 4 anos, nascidas no período de 30 de junho de 2007 a 1º de julho de 2011. Atualmente a rede de Educação Infantil conta com 2.424 alunos matriculados em suas unidades escolares.

No ato da inscrição, o responsável terá que apresentar original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência e carteira de vacinação. A matrícula deverá ser efetuada na própria unidade, no horário de funcionamento da escola, das 8 às 17 horas.

Confira as unidades escolares que possuem Educação Infantil:

E.M. Ana Cândida Ebling de Oliveira
End.: Rua Octacílio Dantas, 606 – Savoy
Tel.: 3426-3217 / 3426-0518 (orelhão)

E.M. Prof. Carlos Augusto Guimarães
End.: Rua Antonio Parreira, s/n - Belas Artes
Tel.: 3426-4744 / 3426-0277 (orelhão)

E.M. Profª Diva do Carmo Alves de Lima
End.: Rua Manoel Avelino dos Santos, s/n – Jd. Tanise
Tel.: 3427-5700

E.M. Profª Divani Maria Cardoso
End.: Rua Thelma, 1450 - Vila Loty
Tel.: 3424-1177

E.M. Edson Baptista de Andrade
End.: Rua João Andrade Júnior, 50 – Jd. Oásis
Tel.: 3422-1623

E.M. Eugênia Pitta Rangel Veloso
End.: Av. José Batista de Campos, 1320 - Cidade Anchieta
Tel.: 3427-7789

E.M. Profª Filomena Dias Apelian
End.: Rua Existente, 31 – Jd. Bopiranga
Tel.: 3425-6660 / 3425-0221 (orelhão)

E.M. Profª Ignêz Martins
End.: Av. Marginal, s/n – Jequitibá
Tel.: 3424-2002 / 3426-0304 (orelhão)

E.M. Leonor Mendes de Barros I
End.: Rua Cuba, 180 – Jd. Mosteiro
Tel.: 3426-3837 / 3426-0220 (orelhão)

E.M. Lions Clube
End.: Rua Uruguay, 285 - Jd. Ivoty
Tel.: 3426-3539 / 3426-0693

E.M Luiz Gonzaga Silva Fonseca
End.: Av. Santos, 2100 – Nova Itanhaém
Tel.: 3427-2902 / 3426-0202 (orelhão)

E.M. Profª Maria Cristina Macedo Gomes
End.: Rua José Augusto Rodrigues, 30 – Parque Novaro
Tel.: 3426-3259 / 3426-0626 (orelhão)

E.M. Profª Maria da Penha C. Sanches
End.: Av. Sorocabana, s/n – Cibratel II
Tel.: 3425-4430 / 3425-0270 (orelhão)

E.M. Maria do Carmo Abreu Sodré
End.: Rua Dom José Varoni, 399 – Nossa Senhora do Sion
Tel.: 3427-1964 / 3426-0669 (orelhão)

E.M. Maria Graciette Dias
End.: Rua Antonio Parreira, 65 – Belas Artes
Tel.: 3426-7624

E.M. Profª Neusa Pinto Fonseca
End.: Rua J, s/n – Guapiranga
Tel.: 3426-3810

E.M. Nildemar de Souza Oliveira
End.: Rua Joaquim Gianinide Melo, 242, Guapiranga

E.M. Olga Lopes de Mendonça
End.: Rua São Luis, 136 - Baln. Gaivota
Tel.: 3429-2200 / 3429-0255 (orelhão)

E.M. Pedrina Pompeu Bastos
End.: Av. Coronel Seckler, s/n – Jd. Coronel
Tel.: 3427-7683 / 3426-0512 (orelhão)

E.M. Profª Shirley Mariano Estriga
End.: Rua Emídio de Souza, 640 – Jd. Oásis
Tel.: 3426-4352 / 3426-0406 (orelhão)

E.M. Walter Arduini
End.: Av. Flácides Ferreira (antiga Av. Central), 603 – Baln. Gaivota
Tel.: 3429-1184 / 3429-0240

E.M. Zuleica Barros de Assis
End.: Rua Bias Forte, 205, no Jardim Tanise
Telefone: 3427-3724

Fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Feriado

Senhores pais
Não haverá aula nesta quarta-feira (07/09/2011)
Motivo: Feriado: Independência do Brasil

Independência do Brasil



Independência ou Morte: 7 de setembro de 1822 - quadro de Pedro Américo



A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico


Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência


Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.



Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/independencia/

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Campanha de vacinação

Sexta-feira (02/09), os alunos - autorizados pelos pais - foram vacinados.
Os funcionários também receberam a vacina contra tétano e hepatite B.






Higiene Bucal - Orientação

No dia 02 de setembro, os alunos de todas as séries ( Pré I ao 5º ano) receberam orientação quanto à escovação, além de creme dental e escova para cuidarem da saúde bucal.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jogo de perguntas e respostas

Os alunos dos 5º anos utilizam o laboratório toda semana para estudarem questões relacionadas à Prova Brasil, através do software criado e desenvolvido pela monitora de informática Ana Paula Andreeta. As questões são escolhidas pela coordenadora da escola Maria Odete Cardoso Tecedor que teve a ideia de utilizar as perguntas da prova.
Os alunos receberam uma folha com o gabarito a ser preenchido a medida que resolviam as questões. Após, o software apontou quais questões precisavam ser revisadas e as crianças corrigiram as respostas assinaladas, após serem questionadas pela professora.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dia da infância

Quão triste e melancólico é saber da existência de crianças que são desrespeitadas, criadas sem carinho, sem proteção, etc...
Consideremos o Dia da Infância todos os dias, pois, as crianças são crianças sempre!
Para marcarmos esse dia, confeccionamos painéis representativos e chamamos algumas mães para contar aos pequenos como era sua infância, do que brincavam.
As atividades foram maravilhosas.
Ao final, as mães brincaram com as crianças de passa-anel, queimada e ciranda.
Foi gratificante ver que as crianças perceberam sua importância para todos.
Conseguimos aproximar a comunidade e o mais significante foi olhar para os pares de olhinhos brilhando de alegria e com perspectivas no futuro.

Assessora Pedagógica: Maria Odete Cardoso Tecedor
E.M. Filomena Dias Apelian

. : ************* Infância...************* : .

Fase mais bela e significativa na formação de um ser único e completo.
Pequeno que necessita de compreensão, mesmo que seja por alguns instantes. Crianças que nos chamam a atenção pelas vezes que se levantam. Necessitam apenas serem especiais por um minuto, ou aquelas que não conseguem entender por que tem que pedir desculpas se não lhe pedem também.
Aquelas que choram porque querem ser os primeiros em tudo e se decepcionam quando não são atendidos seus caprichos.
Manhas, choros, disputas e birras fazem parte deste universo infantil que, querendo garantir seu espaço no mundo, prova a todos que possuem vontades e desejos.
Professores e Educadores, responsáveis pela Infância, dedicam e doam seu tempo a entendê-las e ajudá-las a se encontrarem e se reconhecerem como pessoas.
Amor, compromisso e um olhar diferenciado a cada um, fazem parte de um trabalho árduo, porém compensador ao final de cada dia!

Professora Rosangela Pires Relich

Professora da Creche Caminho da Paz

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jornal na Escola e Comunidade - JEC

No mundo das letras está sendo muito gratificante o envolvimento dos alunos desde a Pré-escola até o 5º ano da Escola Municipal Professora Filomena Dias Apelian.
O objetivo está sendo alcançado, pois foram explorados vários cadernos do jornal, abordando vários assuntos.
Ficamos felizes também, pois, algumas atividades, além de abrangerem os alunos, também envolveram toda comunidade.

Assessora Pedagógica Infantil
Maria Odete Cardoso Tecedor



Exposição de trabalhos sobre Folclore

Os alunos do 4º ano reescreveram lendas do folclore brasileiro


Folclore

O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm





sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Feliz Dia dos Pais!!!

/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\

/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\

Os alunos do 1º ano A da professora Aparecida ilustraram o carinho pelos pais











quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Educação está com inscrições abertas para o curso ‘Recursos de Tecnologia Educacional’

A Informática vem ganhando espaço no cenário educacional como uma importante ferramenta de trabalho e aprendizado dos alunos. E pensando em capacitar ainda mais os professores da Rede Municipal de Ensino, a Informática Educacional da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes está com inscrições abertas até o dia 17 de agosto para o curso “Recursos de Tecnologia Educacional”.
O público-alvo são os gestores e docentes das escolas que possuem os softwares da Positivo Informática. Para fazer a inscrição, o professor terá que procurar a direção da unidade em que trabalha e efetuar a matrícula. Com um total de 10 encontros, o curso terá carga horária de 30 horas.
“O curso tem como objetivo promover soluções educacionais com o uso pedagógico das tecnologias e da sala de informática. A Formação Continuada abre caminhos para a inclusão digital de qualidade, e a Informática Educacional acredita na participação efetiva dos professores”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), Adriana Braga de Carvalho.
O curso será ministrado por Maria Angélica Pitta, a partir do dia 23 de agosto, todas as terças-feiras, das 18 às 20 horas, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.
Para informações, entrar em contato com a Informática Educacional pelo telefone (13) 3421-1700, ramal 1724.
Confira a relação de escolas com os softwares da Positivo Informática:
E.M. Ana Cândida Ebling de Oliveira
E.M. Elga Reis
E.M. Filomena Dias Apelian
E.M. Maria do Carmo Abreu Sodré
E.M. Maria das Graças A. Santos
E.M. Neusa Pinto Fonseca
E.M. Shirley Mariano Estriga
E.M. Walter Arduini

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Jogo da velha - 1º ano A - Profª Aparecida

Os alunos se divertiram e aprenderam a escrever o nome das figuras através do Jogo da Velha do Software Positivo
A professora dividiu os grupos e, cada trio formava uma equipe para disputar com outra. Com isso, discutiam e pensavam sobre a escrita criando estratégias para vencer o jogo.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

OPORTUNIDADE

As inscrições estão sendo feitas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. É necessário ter idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo.

Itanhaém está com 30 vagas para curso de informática por meio do Via Rápida Emprego. O programa lançado na semana passada pelo Governo do Estado de São Paulo oferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional. As inscrições estão sendo realizadas somente pelo site www.viarapida.sp.gov.br.
É necessário ter idade mínima de 16 anos, Ensino Fundamental completo e residir no Estado de São Paulo. As turmas iniciais estão previstas para agosto, na Escola Técnica de Itanhaém (Etec). O curso de Informática vai proporcionar conhecimentos básicos de informática, aplicação do sistema operacional Windows e pacote Office.
Os alunos receberão material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Os desempregados sem seguro desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso, podendo receber o total de R$ 330.
Não haverá vestibular e a seleção será feita pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado ou for arrimo de família. Os selecionados serão informados por carta oficial.
A meta do Via Rápida é oferecer oportunidade para quem mais precisa: desempregados, jovens carentes, beneficiários de programas de transferência de renda, idosos, portadores de deficiência e todos que têm dificuldade de entrar no mercado de trabalho

Mais informações no site http://www.viarapida.sp.gov.br/.

SEJAM BEM VINDOS!!!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Volta às aulas!!!

Senhores pais

As aulas retornarão nesta segunda-feira dia 25/07/2011