08/02/2011 11:18
Texto Elisângela Fernandes
Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica.
Nesta entrevista para NOVA ESCOLA, a especialista no uso de novas tecnologias em Educação, formação docente e gestão falou sobre os problemas na formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar.
N. E. O uso da TICs facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos?
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida: Sim, pois estamos falando de diferentes tecnologias digitais, portanto de novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. Esses estudantes já chegam com o pensamento estruturado pela forma de representação propiciada pelas novas tecnologias. Portanto, utilizá-las é se aproximar das gerações que hoje estão nos bancos das escolas.
Fonte e texto na íntegra: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-na-escola-618016.shtml#
Páginas
Aqui você poderá encontrar informações sobre a Escola e eventos
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)
Minha lista de blogs
-
-
-
-
-
Programa Mais EducaçãoHá 10 anos
-
-
Paródia: DengueHá 10 anos
-
-
-
-
Agradecimentos a EscolaHá 11 anos
-
-
-
-
FIM DE UM CICLOHá 12 anos
-
Rua Existente, 31
Diretor: Maria Fátima de Brito
Vice-Diretor de Escola: Carlos Alberto Staduto
Jardim Bopiranga - Itanhaém/SP
Tel. 3425-6660
Diretor: Maria Fátima de Brito
Vice-Diretor de Escola: Carlos Alberto Staduto
Assessora Pedagógica: Maria Odete Cardoso Tecedor
EQUIPE ESCOLAR
SECRETÁRIO DE ESCOLA:
Bruna Ariez Calvalcante
OFICIAL ESCOLAR:
Patrícia Santos de Menezes
PROFESSORES:
PRÉ I A - Cristiana Lopes Ribeiro
PRÉ II A - Simone de Souza dos Santos
PRÉ I e II B - Priscila de Souza Batista
1º ano A - Maria Vanessa Muniz
1º ano B - Maria Aparecida Cruz Pereira
2º ano A - Priscila de Souza Batista
2º ano B - Lucinete Lima de Souza
3º ano A - Monaliza Michele de Souza
3º ano B - Silvia Helena Ribeiro de Souza
4º ano A - Rose de Castro Rocha
4º ano B - Silvia Valéria Ceratto
5º ano A - Daivid dos Santos Dias
5º ano B - Thaís Campos
Bruna Ariez Calvalcante
OFICIAL ESCOLAR:
Patrícia Santos de Menezes
PROFESSORES:
PRÉ I A - Cristiana Lopes Ribeiro
PRÉ II A - Simone de Souza dos Santos
PRÉ I e II B - Priscila de Souza Batista
1º ano A - Maria Vanessa Muniz
1º ano B - Maria Aparecida Cruz Pereira
2º ano A - Priscila de Souza Batista
2º ano B - Lucinete Lima de Souza
3º ano A - Monaliza Michele de Souza
3º ano B - Silvia Helena Ribeiro de Souza
4º ano A - Rose de Castro Rocha
4º ano B - Silvia Valéria Ceratto
5º ano A - Daivid dos Santos Dias
5º ano B - Thaís Campos
5º ano C - Tais Crevellaro
Noeli Ostapiuk Demuth
Neuza Denzeler Tochete
PROFESSORES DE ED. FÍSICA:Milena Pedro de Moraes
MONITORA DE INFORMÁTICA:
Ana Carolina Andreeta
PROFª ORIENTADORA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL:
Maria Angélica Pitta
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:
Creusa Aparecida dos SantosNoeli Ostapiuk Demuth
PROFESSORES SUBSTITUTOS:
Alessandra de Santana ValadaresNeuza Denzeler Tochete
PROFESSORES DE ED. FÍSICA:
MONITORA DE INFORMÁTICA:
Ana Carolina Andreeta
PROFª ORIENTADORA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL:
Maria Angélica Pitta
Tecnologia do Blogger.