quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pesquisadora da PUC-SP alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas

08/02/2011 11:18
Texto Elisângela Fernandes


Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica.

Nesta entrevista para NOVA ESCOLA, a especialista no uso de novas tecnologias em Educação, formação docente e gestão falou sobre os problemas na formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar.

N. E. O uso da TICs facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos?
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida: Sim, pois estamos falando de diferentes tecnologias digitais, portanto de novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. Esses estudantes já chegam com o pensamento estruturado pela forma de representação propiciada pelas novas tecnologias. Portanto, utilizá-las é se aproximar das gerações que hoje estão nos bancos das escolas.

Fonte e texto na íntegra: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-na-escola-618016.shtml#

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A importância da informática na educação


A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.

Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar, o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim constituir uma aprendizagem inovadora que leva o indivíduo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional.
O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziam em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. As dúvidas eram grandes em relação a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em princípio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Uma outra dúvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informática?

Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores e mais capacitadas para o mercado de trabalho.
http://aa-cienciasdacomputacao.wikidot.com/a-importancia-da-informatica-na-educacao

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Estão abertas as matrículas para escolinhas de futsal e judô

Itanhaém está com matrículas abertas para as escolinhas de futsal e judô. Os interessados em se integrar a estas modalidades devem procurar até o dia 30 de setembro, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, o Departamento de Esportes que fica no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.
Para que o cadastro seja efetuado, o responsável pela criança deverá portar a cópia do RG, duas fotos 3x4 e o comprovante de residência. Para fazer parte da equipe, o aluno terá que estar inserido na Rede de Ensino, e ter idade entre 7 a 17 anos.
As aulas serão dadas terças e quintas-feiras das 14 às 16 horas para o judô, e quartas e sextas-feiras das 8 às 11h30 ao futsal. Ambos os treinos acontecerão no Clube Náutico de Itanhaém.
Fonte: www.itanhaem.sp.gov.br

Semana da Educação 2011

Realizada pela Fundação Victor Civita desde 2006, a Semana da Educação é dirigida a professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. As palestras oferecidas têm por objetivo apresentar resultados de pesquisas recentes na área das didáticas especificas, buscando contribuir com a formação dos professores e a troca de experiências em sala de aula.

Os maiores e mais respeitados especialistas da Educação estarão reunidos para promover o debate em torno de temas como leitura, escrita, ensino de matemática e gestão escolar. Conheça a programação e os palestrantes da Semana da Educação 2011. Não perca tempo e garanta já a sua vaga!
Acesse: http://revistaescola.abril.com.br/semanadaeducacao/inscricoes.html

Teatro Shopping Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, 7º andar, São Paulo/SP

OpenDay DevBrasil Baixada - SP 2011

Horário: 17 setembro 2011 de 8:00 a 17:00
Local: UNISANTA - Santos
Rua: Rua Oswaldo Cruz, 266
Cidade: Santos - SP

Telefone: 11 - 7952-2811
Tipo de evento: lançamento, devbrasil, e, palestras
Organizado por: Dinart Azevedo


Descrição do evento

Promover a integração nacional entre os estudantes, profissionais, empresas e provedores de educação e de tecnologia, O “Open Day Baixada Santista 2011” será um evento em parceria com a Microsoft Brasil, DevBrasil, DA Computação Unisanta, UNISANTA e ETEC´s da Baixada Santista, que permitirá o desenvolvimento de palestras, workshop e network durante todo um dia, proporcionando aos participantes o acesso a informação atualizada e experiências vivenciados pelos membros da comunidade, que em sua trajetória somaram grandes conquistas, como projetos, livros e certificações internacionais.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
DIA 17/09/2011

08:00 às 09:00 - Credenciamento
Será 1kg de alimento não perecível.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

09:00 às 09:30 - Abertura - (DevBrasil)

09:30 às 10:30 - Cloud - (Microsoft)

10:30 às 11:30 - Gerenciando projetos de software usando Application Lifecycle Management (ALM) e TFS. (Ramon Durães, MVP)

11:30 às 12:30 - Conhecendo o Entity Framework 4.0 - (Carlos Mattos, MVP)

12:30 às 13:30 - Almoço por conta dos participantes

13:30 às 14:30 - Silverlight - (Rodrigo Vedovato)

14:30 às 15:30 - XNA - (Diogo Santos, MCP)

15:30 às 16:30 - WP7 - (Dennes Torres)

16:30 às 17:00 - Encerramento com brindes e perguntas finais.
[A ordem da grade poderá sofrer alterações.]



Maiores Informações:
11-7952-2811 (Dinart Azevedo)
13 - 9621-6099 (Bruno Moraes)
http://devbrasil.net/events/openday-devbrasil-baixada-sp-2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Matrículas para educação infantil da rede municipal estão abertas até o dia 16

No ato da inscrição, o responsável terá que apresentar original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência e carteira de vacinação

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes abre a partir desta segunda-feira (5) as matrículas para a Educação Infantil (creche e pré-escola), da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2012. As vagas serão preenchidas até o dia 16 setembro.

As matrículas valem para crianças de zero a 4 anos, nascidas no período de 30 de junho de 2007 a 1º de julho de 2011. Atualmente a rede de Educação Infantil conta com 2.424 alunos matriculados em suas unidades escolares.

No ato da inscrição, o responsável terá que apresentar original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência e carteira de vacinação. A matrícula deverá ser efetuada na própria unidade, no horário de funcionamento da escola, das 8 às 17 horas.

Confira as unidades escolares que possuem Educação Infantil:

E.M. Ana Cândida Ebling de Oliveira
End.: Rua Octacílio Dantas, 606 – Savoy
Tel.: 3426-3217 / 3426-0518 (orelhão)

E.M. Prof. Carlos Augusto Guimarães
End.: Rua Antonio Parreira, s/n - Belas Artes
Tel.: 3426-4744 / 3426-0277 (orelhão)

E.M. Profª Diva do Carmo Alves de Lima
End.: Rua Manoel Avelino dos Santos, s/n – Jd. Tanise
Tel.: 3427-5700

E.M. Profª Divani Maria Cardoso
End.: Rua Thelma, 1450 - Vila Loty
Tel.: 3424-1177

E.M. Edson Baptista de Andrade
End.: Rua João Andrade Júnior, 50 – Jd. Oásis
Tel.: 3422-1623

E.M. Eugênia Pitta Rangel Veloso
End.: Av. José Batista de Campos, 1320 - Cidade Anchieta
Tel.: 3427-7789

E.M. Profª Filomena Dias Apelian
End.: Rua Existente, 31 – Jd. Bopiranga
Tel.: 3425-6660 / 3425-0221 (orelhão)

E.M. Profª Ignêz Martins
End.: Av. Marginal, s/n – Jequitibá
Tel.: 3424-2002 / 3426-0304 (orelhão)

E.M. Leonor Mendes de Barros I
End.: Rua Cuba, 180 – Jd. Mosteiro
Tel.: 3426-3837 / 3426-0220 (orelhão)

E.M. Lions Clube
End.: Rua Uruguay, 285 - Jd. Ivoty
Tel.: 3426-3539 / 3426-0693

E.M Luiz Gonzaga Silva Fonseca
End.: Av. Santos, 2100 – Nova Itanhaém
Tel.: 3427-2902 / 3426-0202 (orelhão)

E.M. Profª Maria Cristina Macedo Gomes
End.: Rua José Augusto Rodrigues, 30 – Parque Novaro
Tel.: 3426-3259 / 3426-0626 (orelhão)

E.M. Profª Maria da Penha C. Sanches
End.: Av. Sorocabana, s/n – Cibratel II
Tel.: 3425-4430 / 3425-0270 (orelhão)

E.M. Maria do Carmo Abreu Sodré
End.: Rua Dom José Varoni, 399 – Nossa Senhora do Sion
Tel.: 3427-1964 / 3426-0669 (orelhão)

E.M. Maria Graciette Dias
End.: Rua Antonio Parreira, 65 – Belas Artes
Tel.: 3426-7624

E.M. Profª Neusa Pinto Fonseca
End.: Rua J, s/n – Guapiranga
Tel.: 3426-3810

E.M. Nildemar de Souza Oliveira
End.: Rua Joaquim Gianinide Melo, 242, Guapiranga

E.M. Olga Lopes de Mendonça
End.: Rua São Luis, 136 - Baln. Gaivota
Tel.: 3429-2200 / 3429-0255 (orelhão)

E.M. Pedrina Pompeu Bastos
End.: Av. Coronel Seckler, s/n – Jd. Coronel
Tel.: 3427-7683 / 3426-0512 (orelhão)

E.M. Profª Shirley Mariano Estriga
End.: Rua Emídio de Souza, 640 – Jd. Oásis
Tel.: 3426-4352 / 3426-0406 (orelhão)

E.M. Walter Arduini
End.: Av. Flácides Ferreira (antiga Av. Central), 603 – Baln. Gaivota
Tel.: 3429-1184 / 3429-0240

E.M. Zuleica Barros de Assis
End.: Rua Bias Forte, 205, no Jardim Tanise
Telefone: 3427-3724

Fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Feriado

Senhores pais
Não haverá aula nesta quarta-feira (07/09/2011)
Motivo: Feriado: Independência do Brasil

Independência do Brasil



Independência ou Morte: 7 de setembro de 1822 - quadro de Pedro Américo



A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico


Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência


Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.



Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/independencia/

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Campanha de vacinação

Sexta-feira (02/09), os alunos - autorizados pelos pais - foram vacinados.
Os funcionários também receberam a vacina contra tétano e hepatite B.






Higiene Bucal - Orientação

No dia 02 de setembro, os alunos de todas as séries ( Pré I ao 5º ano) receberam orientação quanto à escovação, além de creme dental e escova para cuidarem da saúde bucal.