terça-feira, 12 de abril de 2011

Mutirão contra o lixo em Itanhaém.

Com o objetivo de promover atividades que ajudem na preservação do meio ambiente, a Entidade Ecológica dos Surfistas de Itanhaém (Ecosurfi), juntamente com o Instituto Vivamar, e com o apoio do Governo Municipal através do Departamento de Meio Ambiente, irá realizar no Município, a campanha de âmbito internacional 'Vamos Limpar o Mundo', nos dias 15 e 16 deste mês, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias, com diversas atividades e palestras que visam um mutirão global contra o lixo.


Na sexta-feira (15), será ministrado o seminário 'O lixo no mar', com várias palestras sobre os problemas causados pelo lixo, tanto no mar como na terra, e sobre o uso consciente da água, que visa sensibilizar órgãos governamentais e a sociedade civil. O evento, que acontece a partir das 7 horas, será realizado no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na Av. Condessa de Vimieiros, 1.170.


Já no sábado (16), será a vez dos mutirões, com concentração, a partir das 9 horas, na Praia dos Sonhos, onde serão formados cinco grupos de ação, que atuarão em vários pontos da cidade, além de oficinas de artesanato e exposições sobre reciclagem. O quinto grupo de ação, fará o plantio de mudas, em referência ao Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação, criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). As demais equipes farão a despoluição e serão divididos entre praias, costões rochosos, Morro do Sapucaitava e Ilha das Cabras.


Com grande apoio da comunidade e mobilizando centenas de voluntários, a campanha vem sendo realizada em Itanhaém, desde 2001, com enorme êxito. Nestes cinco anos de mutirão contra o lixo, já foram retirados mais de 4 mil quilos de lixo e microlixo, como bitucas de cigarro, canudinhos, e já conseguiram despoluir grande parte da área costeira do Município. Os interessados em ser um voluntário, pode se inscrever pelo telefone 9751-0332 ou pelo site www.ecosurfi.org. Todos os inscritos receberão, gratuitamente, uma camiseta.
Fonte: http://www.clicklitoral.com.br/01533-ecosurf-e-vivamar-realizam-mutirao-contra-o-lixo-em-itanhaem/

0 comentários:

Postar um comentário